sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEducaçãoMais de 100 escolas da rede estadual passam por reformas antes da...

Mais de 100 escolas da rede estadual passam por reformas antes da volta às aulas

Além de pequenas reformas, 94 instituições de ensino estão com obras de modernização e ampliação de sua estrutura em andamento.

As Escolas Seduc estão se preparando para iniciar o ano letivo de 2024 e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vai realizar a manutenção da estrutura de mais de 100 unidades de ensino.

Os locais vão passar por melhorias como pequenas reformas, pinturas de salas e muros, capina, revisão na instalação elétrica, reforma de telhado e outras intervenções que vão garantir mais conforto para os alunos e profissionais da educação.

Além de pequenas reformas, 94 instituições de ensino estão com obras de modernização e ampliação de sua estrutura em andamento. Estas obras serão entregues para a comunidade escolar em 2024.

“São obras que iniciaram em 2023 e serão entregues já em 2024. Até o final do ano passado, o Governo do Estado, por meio da Seduc, entregou mais de 20 obras de reforma, ampliação, modernização e climatização para atender os estudantes em todo o estado”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira.

O secretário destacou que há um trabalho intenso para que o ano letivo comece com escolas bem estruturadas. “As equipes das 21 Gerências Regionais de Educação estão se reunindo com a equipe de Engenharia da Seduc e passando as demandas de intervenções urgentes de cada escola. Estas pequenas reformas serão realizadas antes do início das aulas, para que os alunos Seduc comecem o ano letivo em um ambiente escolar mais confortável e que contribua com o aprendizado”, ressaltou.

Moderniza Seduc

Por meio do Moderniza Seduc, o Governo do Estado vai investir R$ 1,53 bilhão na reforma, ampliação e climatização das escolas Seduc, garantindo mais conforto e bem-estar aos alunos e contribuindo assim para um melhor aprendizado. Através do programa serão entregues novos mobiliários, novos equipamentos e todas as obras serão aceleradas para que todas as escolas possam contar com um modelo adequado da infraestrutura de uma escola de Tempo Integral.

Em 2023, 104 escolas estaduais foram transformadas em tempo integral, totalizando 200 unidades de ensino com a oferta da modalidade.

Com mais tempo na escola, os estudantes terão as disciplinas de Inteligência Artificial, empreendedorismo digital em parceria com o MIT (Massachusetts Institute of Technology), educação financeira e ambiental na matriz curricular. Além disso, aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática, prática esportiva e cinema.

O Moderniza Seduc tem como eixos a climatização nas Escolas, Caravana Acelera e Minha Escola Integral conforme explica o secretário Washington Bandeira.

“Dentre as frentes de atuação do Moderniza Seduc temos a universalização da climatização nas escolas, em que até 2026 todas as escolas receberão subestação e a climatização de todas as suas salas; a Caravana Acelera Seduc, na qual serão levados novos equipamentos e novos mobiliários a todas as nossas escolas, renovando a estrutura física, técnica e tecnológica; por fim, o Minha Escola Integral, que é a aceleração de todas as obras de todas as nossas escolas e também a organização e implementação de uma campanha de conscientização da comunidade escolar em relação à manutenção e à conservação das nossas escolas, elegendo alunos guardiões para se encarregar da preservação dos espaços educacionais”, finaliza.

 

 

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui