A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) comunicou nesta terça-feira (30) que autorizará a ativação do sinal de internet 5G em mais 506 municípios brasileiros a partir de 5 de agosto. A liberação ocorrerá para as operadoras que possuem lotes na faixa de 3,5 GHz, permitindo-lhes solicitar o licenciamento e a ativação do serviço.
Apesar da liberação, a instalação das redes 5G não será automática. A implementação e o funcionamento do serviço dependerão do planejamento individual de cada operadora, conforme explicou a agência.
Com essa nova autorização, todos os municípios de 18 estados e o Distrito Federal estarão aptos a receber o serviço de 5G. A cobertura alcançará 4.808 municípios, abrangendo uma população de 197 milhões de pessoas, o que representa 92% da população brasileira.
Os estados contemplados são:
- Acre
- Alagoas
- Amazonas
- Amapá
- Distrito Federal
- Espírito Santo
- Goiás
- Maranhão
- Mato Grosso do Sul
- Paraíba
- Paraná
- Rio de Janeiro
- Rondônia
- Roraima
- Rio Grande do Sul
- Santa Catarina
- Sergipe
- São Paulo
- Tocantins
Possíveis interferências na internet 5G
A Anatel alertou que o sinal 5G pode causar interferências na recepção de TV aberta por antenas parabólicas. Para evitar problemas na qualidade da imagem, adaptações podem ser necessárias.
Para mais informações sobre o impacto do 5G e as medidas de adaptação, a agência orienta os interessados a acessarem o site do Programa Siga Antenado.
Operadoras de telefonia levam multa milionária por suposta propaganda enganosa sobre 5G
A Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), vinculada ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, informou, nesta terça-feira (23), que multou Vivo, Oi e TIM em R$ 4,79 milhões, ao todo, por veiculação de suposta propaganda enganosa sobre o 5G. Saiba mais aqui.