A maioria dos eleitores de Manaus demonstra insatisfação com o governo federal. De acordo com levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 16, 52,9% dos moradores da capital do Amazonas rejeitam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A aprovação do governo se dá entre 43,4% dos entrevistados. Além disso, 3,8% não souberam ou não quiseram responder.
Os números divulgados hoje mostram crescente rejeição à administração sob comando do petista no decorrer dos últimos meses. No levantamento de maio de 2023, a desaprovação de Lula em Manaus era de 49,6%. Seis meses depois, em novembro, “desaprova” foi a resposta dada por 49,8% dos respondentes.
A parcela dos manauaras que aprovam o governo Lula registra, no entanto, quedas seguidas. Antes dos atuais 43,4%, a aprovação à gestão petista foi de 44,6%, em maio do ano passado, e 45,9%, em novembro de 2023. Não souberam ou não responderam eram 5,8% e 4,3%, respectivamente.
A pesquisa que mostra aumento da rejeição a Lula em Manaus
Para o levantamento que mostrou o aumento da desaprovação ao governo Lula em Manaus, a equipe do Paraná Pesquisas realizou entrevistas com 800 pessoas. As conversas ocorreram de 10 a 15 de abril. Com margem de erro de aproximadamente 3,8 pontos porcentuais para mais ou para menos, o nível de confiança da pesquisa é de 95%, conforme seus organizadores. O material conta, a saber, com registro no Tribunal Superior Eleitoral, com o número AM-05496/2024.
Leia mais
O levantamento não ficou restrito, no entanto, a apresentar indicadores referentes ao governo petista. Isso porque a pesquisa também divulgou números sobre a intenção de voto para a Prefeitura da capital do Amazonas. O atual prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), aparece na primeira colocação nos dois cenários. Em ambos os casos, contudo, ele aparece em condição de empate técnico com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania).