sábado, novembro 23, 2024
InícioEconomiaMaioria das empresas afetadas pela chuva no RS não têm seguro

Maioria das empresas afetadas pela chuva no RS não têm seguro

Das empresas impactadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul, 85% não possuem seguro. É o que aponta um levantamento da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado (Sedec).

Os pequenos negócios foram os mais atingidos pelas chuvas: 36,5% das empresas afetadas são microempresas, 26% são MEIs e 23% são pequenas empresas.

Mais de 9 mil negócios relataram grandes impactos devido às chuvas no Rio Grande do Sul, com aproximadamente 5,6 mil ainda inoperantes.

Segundo a Sedec, a pesquisa visa quantificar as perdas para criar um plano de ação eficiente e ainda são parciais.

“Precisamos do maior número possível de participantes para ter um melhor entendimento das perdas, o que vai ajudar na formatação de linhas de crédito adequadas para o perfil de cada empresa”, afirmou o secretário do Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Sul, Ernani Polo.

Um dos principais desafios mencionados na pesquisa é o bloqueio das vias, que afeta comércio, indústria e serviços.

Metade das empresas industriais relata graves dificuldades no escoamento de produtos, e 56% do setor de serviços enfrenta problemas com acessos danificados. No setor agro, as perdas na produção e danos à infraestrutura foram significativos.

Leia mais

O link para o formulário de levantamento de danos será enviado aos empreendedores e está disponível no portal do governo gaúcho.

A pesquisa solicita informações sobre o CNPJ, porte da empresa, número de colaboradores, área de atuação, impacto nos negócios e estimativa de prejuízo.

A Junta Comercial do Rio Grande do Sul auxilia no processo, cruzando dados para obter um panorama completo.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui