A startup sueca Modvion criou a mais alta torre de turbina eólica de madeira do mundo, que já está fornecendo energia para cerca de 400 lares na Suécia. Localizada perto de Skara, a nordeste de Gotemburgo, esta turbina de 2 megawatts (MW) foi construída para a Varberg Energi, companhia local de geração, transmissão e distribuição de eletricidade.
A torre, com 105 metros de altura, alcança 150 metros no total quando se inclui a ponta da lâmina mais alta. Sua estrutura robusta é feita de 144 camadas de madeira laminada folheada, com cada camada contendo 3 milímetros de abeto sustentável.
{{#values}}
{{#ap}}
{{/ap}}
{{^ap}}
{{/ap}}
{{/values}}
Ainda na estrutura de 28 módulos, há sete seções com fixadores baseados em aço. Segundo a Modvion, a turbina eólica se destaca pela força e leveza da madeira. Ou seja, uma vantagem significativa em relação às torres atuais. Veja cenas do desenvolvimento da turbina:
Turbina “reciclável”
Outro destaque na opção está na facilidade de transporte das torres modulares em estradas convencionais. Um atributo ecológico importante dessas turbinas é que são negativas em carbono (isso significa que elas podem absorver e armazenar o composto ao longo da vida útil).
E mais: após uma turbina ser “aposentada”, a madeira pode ser reciclada para uso em vigas de alta resistência na construção civil.
A turbina de 2 MW instalada na torre foi produzida pela Vestas, uma líder no setor eólico da Dinamarca e acionista da Modvion desde 2021. Este projeto marca a primeira colaboração entre as empresas. Já os planos de produção em massa, segundo informou a startup sueca à BBC, são de uma capacidade para 100 novas turbinas eólicas de madeira por ano a partir de 2027.