quinta-feira, julho 4, 2024
InícioCiência e tecnologiaMaior dinossauro com penas era parente do Tiranossauro rex

Maior dinossauro com penas era parente do Tiranossauro rex

Desde 1861, após a descoberta do Archaeopteryx, diversas evidências de dinossauros com penas vêm sendo reveladas. Incluindo o fato de que o maior dinossauro emplumado da história, o Yutyrannus huali, pertencia ao grupo dos Tiranoraptores – o mesmo do famoso Tiranossauro rex.

Entenda:

  • O maior dinossauro com penas registrado até hoje é o Yutyrannus huali, do grupo dos Tiranoraptores – mesmo do Tiranossauro rex;
  • O Yutyrannusi podia alcançar cerca de 9 metros de comprimento e pesava por volta de 1.400 kg;
  • Acredita-se que os T-rex também apresentavam uma fina camada de penas quando filhotes, mas, ao atingirem a adolescência, a plumagem deixou de existir;
  • Isso porque, com um maior volume corporal, a espécie não precisava mais das penas para se manter aquecida;
  • Com informações do IFLScience.
Ilustração do Yutyrannus huali. (Imagem: Tomopteryx/Wikimedia Commons)

O Y. huali possuía cerca de 9 metros de comprimento e pesava, aproximadamente, 1.400 kg. Um fóssil descoberto em 2012 garantiu à espécie o título de maior dinossauro com penas – que, até então, pertencia ao Beipiaosaurus, da família dos terizinossauros, cujo comprimento atingia cerca de 2,2 metros.

Tiranossauro rex tinha penas?

Com o Yutyrannus tendo vivido no início do período Cretáceo, os cientistas acreditam que as penas – até então características na família dos tiranossauros – tenham deixado de existir a partir do T-rex. A hipótese é de que os filhotes da espécie apresentavam uma camada de penas, mas, no pico da adolescência, a plumagem foi reduzida a pequenas manchas.

t-rex
T-rex pode ter marcado o fim das penas nos Tiranoraptores. (Imagem: Ana Luiza Figueiredo via DALL-E/Olhar Digital)

A explicação por trás dessa possibilidade é que o crescimento do T-rex lhe garantia volume corporal suficiente para se manter aquecido, fazendo com que a cobertura extra de penas fosse simplesmente desnecessária e, com o tempo, deixasse de existir completamente.

Em outras palavras, o gigantismo dos dinossauros não era compatível com a camada de penas. Em espécies menores, entretanto, além de atuarem como um mecanismo de termorregulação, a plumagem também servia como mecanismo de defesa, como mostrou um estudo do qual falamos anteriormente nesta outra matéria.

Via Olhar Digital

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui