No último sábado (9), a Stratolaunch, empresa que pretende lançar veículos hipersônicos a partir do maior avião do mundo, fez história com o primeiro voo movido a foguete sobre o Oceano Pacífico.
Chamado Stratolaunch “Roc”, a imensa aeronave soltou o protótipo descartável de veículo Talon-A1 (T-A1) durante um teste que partiu do Porto Aéreo e Espacial de Mojave, na Califórnia. Com formato de dardo, o T-A1 foi lançado da asa central do Roc, que tem 117 metros de envergadura, durante a decolagem.
T-A1 é um veículo avançado lançado no ar, projetado para testes privados de velocidade ultrarrápida. Ele é solto a partir do Roc, um porta-aviões gigante de fuselagem dupla construído pela Scaled Composites para a Stratolaunch. Após alcançar uma altitude de mais de seis mil metros, o T-A1 usa seu motor de foguete Hadley, construído pela empresa Ursa Major, para atingir velocidades hipersônicas ultrarrápidas.
Motor de foguete atende a todas as expectativas em voo de teste
“Este foi um grande dia para a equipe da Stratolaunch”, disse Zachary Krevor, presidente da empresa. “Apesar de não podermos compartilhar números específicos de altitude e velocidade devido a acordos de confidencialidade com nossos clientes, estamos satisfeitos em informar que atingimos altas velocidades supersônicas, aproximando-se de Mach 5, e coletamos uma quantidade significativa de dados para nossos clientes.”
Krevor afirmou que o motor de foguete Hadley do T-A1 atendeu a todas as expectativas durante o voo de teste.
Considerado o maior avião do mundo, o Roc pesa 227 toneladas e fez seu primeiro voo em abril de 2019. Os principais objetivos do teste de voo do T-A1 incluíram a liberação segura do veículo, a ignição bem-sucedida do motor, alcançar aceleração do Mach 5, subir a uma altitude sustentada e pousar controladamente na água.
Além dos testes com o T-A1, a Stratolaunch está planejando desenvolver o TA-3, um veículo totalmente reutilizável. A empresa também está modificando outra plataforma de lançamento aéreo, o Spirit of Mojave, um Boeing 747-400 customizado adquirido após a venda da Virgin Orbit, em 2023.