Entre os muitos itens do legado da atriz Maggie Smith, que morreu na manhã desta sexta-feira (27), aos 89 anos, estão estatuetas do Oscar, do Emmy e do Tony. No entanto, uma de suas vitórias no Emmy se tornou motivo de piada.
Em 2016, a atriz concorria ao prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante pela última temporada de “Downton Abbey“, o que chamou a atenção do apresentador da noite, o comediante Jimmy Kimmel. Ele fez uma piada sobre o fato de Maggie ter sido indicada nove vezes, vencendo algumas estatuetas, e nunca ter comparecido à cerimônia.
Durante o monólogo de abertura, ele se dirigiu a todos os indicados da noite e comentou: “Se chamarmos seu nome e você não estiver aqui para aceitar, o Emmy vai para o próximo nome da lista. Isso se chama a Regra Maggie Smith”, brincou.
E continuou: “Se você não conhece Maggie Smith, ela foi indicada ao Emmy nove vezes, e ganhou três vezes. Quantas vezes você acha que ela veio receber? Isso mesmo, nenhuma vez“.
A grande brincadeira entre o comediante e a veterana atriz atingiu seu ápice quando Smith foi anunciada como vencedora da categoria de Melhor Atriz Coadjuvante pela série britânica. Assim que seu nome foi revelado, Kimmel interveio e subiu ao palco, interrompendo os apresentadores do prêmio. Ele então disse: “Não vamos enviar isso para ela. Maggie, se você quiser, venha até nós, que o seu prêmio ficará no ‘achados e perdidos’ da Academia”.
Para a alegria de Kimmel, Smith também participou da brincadeira e, um dia após a cerimônia, enviou uma declaração ao comediante. “Fiquei muito surpresa e feliz por receber o prêmio. Sinto que o Emmy foi extremamente generoso comigo. Se o Sr. Kimmel puder me informar onde fica o escritório de achados e perdidos, tentarei pegar o próximo voo”, afirmou ela na ocasião.
Ao longo de sua carreira, Smith foi indicada ao prêmio nove vezes e venceu quatro. Em 2003, ela ganhou o prêmio de Melhor Atriz em Minissérie e Telefilme pela produção “Minha Casa na Úmbria”, um telefilme da HBO. Suas outras três vitórias foram por “Downton Abbey”, em 2011, 2012 e 2016.
A dama Maggie Smith morreu nesta sexta-feira (27). A confirmação veio de seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin, em um comunicado enviado à CNN por sua assessora de imprensa, Claire Dobbs. “Com grande tristeza, anunciamos a morte da dama Maggie Smith. Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje, 27 de setembro”, dizia o comunicado.