As redes foram tomadas de homenagens à atriz britânica Maggie Smith após o anúncio de sua morte nesta sexta-feira (27). A atriz, mais conhecida por seus papéis em “Harry Potter” e “Downton Abbey”, morreu aos 89 anos, conforme anunciado por seus filhos, Toby Stephens e Chris Larkin.
“Ela faleceu pacificamente no hospital na manhã de hoje”, afirma o comunicado.
O perfil oficial de “Harry Potter” no Instagram publicou uma homenagem a Smith, chamando a atriz de “uma força brilhante como Professora McGonagall em todos os oito filmes”.
“Estamos muito tristes em saber de sua morte hoje, aos 89 anos. Sua inteligência rápida e presença formidável como Diretora da Casa Grifinória garantiram que Hogwarts estivesse sempre em mãos seguras”, acrescentou o post.
O ator Dan Stevens, responsável por interpretar Matthew Crawley em “Downtown Abbey” se manifestou nos stories do Instagram. “Realmente uma das melhores. Descanse em paz”, escreveu ele.
Hugh Bonneville, também de “Downtown Abbey”, enviou um comunicado à imprensa internacional no qual prestou suas condolências. “Qualquer um que já tenha compartilhado uma cena com Maggie atestará seu olhar aguçado, sagacidade afiada e talento formidável”, escreveu. “Ela foi uma verdadeira lenda de sua geração e felizmente viverá em tantas performances magníficas na tela.”
A atriz Whoopi Goldberg também publicou uma homenagem para Smith, com quem trabalhou lado a lado no filme “Mudança de Hábito”. “Maggie Smith foi uma grande mulher e uma atriz brilhante. Ainda não consigo acreditar que tive a sorte de trabalhar com a ‘única’”, escreveu.
Quem foi Maggie Smith?
Smith começou sua carreira ainda na década de 1950 e ganhou seu primeiro Oscar de melhor atriz em 1969, por sua interpretação de uma professora não convencional no filme “Primavera de uma Solteirona”. Mas seus papéis mais marcantes vieram mais tarde em sua vida.
Em 1990, ela interpretou a Reverenda Madre no filme “Mudança de Hábito” e conquistou uma nova geração de espectadores mais jovens como a rigorosa, porém justa, professora de bruxaria Minerva McGonagall na saga “Harry Potter”. E foi novamente aclamada por sua interpretação da cáustica Violet Crawley, a Condessa Viúva de Grantham em “Downton Abbey”, no qual recebeu três prêmios Emmy pelo papel.
Talvez ela seja lembrada como uma atriz que não apenas conseguiu alcançar a longevidade, mas que conquistou ainda mais fama conforme envelhecia.
Harry Potter: ilustração original da 1ª capa é vendida por R$ 10 milhões