O Magazine Luiza, popularmente conhecido como Magalu, entrará no setor de armazenamento em nuvem. Focada em atender empresas brasileiras, a nova plataforma vai estrear em 12 de dezembro.
O serviço também será oferecido para micro e pequenos empresários que queiram explorar recursos na nuvem para os seus negócios. As informações são da Folha de S. Paulo.
A novidade surgiu durante um evento em São Paulo (SP), no começo da semana passada. Durante o encontro, a presidente do conselho de administração da empresa, Luiza Trajano, revelou os planos futuros da companhia.
Mais detalhes sobre a tecnologia ainda não vieram a público, mas Trajano apontou que o projeto está em desenvolvimento há dois anos. Ela também observou que 30% da tecnologia da varejista já está em uma nuvem própria. “Agora a gente vai oferecer [os serviços na nuvem] ao mercado”, disse.
Nuvem do Magazine Luiza manterá dados no Brasil
A estreia do Magalu no mercado de cloud coloca a empresa diante de gigantes da indústria. Atualmente, o mercado é ocupado principalmente pela Amazon, Google e Microsoft. O trio é responsável pelo Amazon Web Services (AWS), Google Cloud e Microsoft Azure.
Os serviços, no entanto, não são tão acessíveis. Especialmente se considerarmos o fator pagamento, que geralmente é feito em dólar — o que afasta negócios pequenos.
Por ser uma plataforma brasileira, os serviços de nuvem do Magazine Luiza seria cobrados em reais. Outra vantagem é a possibilidade de armazenar os dados em servidores instalados no Brasil.
“Nossos dados estarem no Brasil é uma garantia”, disse Luiza Trajano. “Porque todos os nossos dados estão nos Estados Unidos ou na China.”