domingo, outubro 6, 2024
InícioInternacionalMaduro envia documentação sobre Essequibo ao Tribunal de Haia

Maduro envia documentação sobre Essequibo ao Tribunal de Haia

Enviada pelo ditador Nicolás Maduro, uma delegação da Venezuela entregou na última segunda-feira, 8, dezenas de caixas ao Tribunal Penal Internacional (TPI), em Haia. O material conta com documentos sobre a disputa entre o país e a Guiana pelo território de Essequibo.

Entre os papéis, estão títulos históricos. De acordo com Maduro, esses documentos respaldam a soberania da Venezuela sobre o território, que é rico em petróleo — mas é internacionalmente reconhecido como parte da Guiana, ex-colônia britânica na América do Sul.

Segundo o ditador, a região estava sob jurisdição venezuelana no momento da independência de Espanha. De acordo com a Venezuela, Essequibo foi roubado quando a fronteira com a Guiana foi traçada no final do século 19.

Essequibo equivale a dois terços do território da Guiana. A região não pega, contudo, a capital do país, Georgetown.

Apesar de envio de documentação sobre Essequibo, Maduro não reconhece poder do Tribunal de Haia

Apesar da entrega dos documentos, Maduro disse que a Venezuela continua sem reconhecer o TPI como foro para a resolução da controvérsia. Na semana passada, o ditador venezuelano sancionou uma lei que cria o Estado de Essequibo, o que aumentou as tensões na região.

Irfaan Ali
Mohamed Irfaan Ali é o presidente da Guiana, que rejeita entregar Essequibo à Venezuela | Foto: Reprodução/Wikimedia Commons

Em resposta, o governo da Guiana afirmou que não vai permitir a anexação do território pela Venezuela. Em comunicado, o governo de Mohamed Irfaan Ali informou que Maduro ignora os “princípios mais fundamentais do Direito internacional” e contradiz o acordo bilateral de tratar o assunto sem “provocações” e “interferência de terceiros”.


Revista Oeste, com informações da Agência Estado e da agência de notícias Associated Press

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui