quinta-feira, setembro 19, 2024
InícioInternacionalMaduro acusa Musk de hackear sistema eleitoral da Venezuela

Maduro acusa Musk de hackear sistema eleitoral da Venezuela

O ditador venezuelano Nicolás Maduro acusou o empresário Elon Musk de liderar um ataque hacker ao sistema eleitoral da Venezuela. Segundo Maduro, a invasão teria provocado atrasos na divulgação dos resultados das eleições do último domingo, 28.

Na terça-feira, 30, Maduro se referiu a Musk como o “arqui-inimigo” do país e fez alegações sem apresentar provas. As declarações foram dadas em uma reunião do Conselho de Estado e Defesa da Nação, publicado no canal do YouTube do ditador.

Durante o discurso, Maduro anunciou a formação de uma comissão especial, com apoio da Rússia e da China, para investigar o suposto ataque e revisar a segurança do Conselho Nacional Eleitoral (CNE).

“Os ataques, tenho certeza, são dirigidos pelo poder de Elon Musk”, afirmou o ditador.

“A Venezuela está enfrentando uma agressão nacional e internacional dos poderes mundiais”, acrescentou. “Elon Musk desenvolveu a obsessão de tomar a Venezuela e de governar a Venezuela de fora, por meio de uma aliança da extrema direita global, a extrema direita fascista, o narcotráfico, Elon Musk e o governo imperialista dos Estados Unidos.”

Depois que o CNE anunciou a “vitória” de Maduro, Musk disse que o pleito foi uma “vergonha para o ditador Maduro”.

Oposição contesta vitória de Maduro

No domingo, 28, o conselho declarou a vitória de Maduro, com 51% dos votos, enquanto o ex-diplomata Edmundo Gonzálvez teria somado 44%.

No entanto, a oposição, liderada por María Corina Machado e Gonzálvez, afirma ter vencido o pleito e destaca que o processo eleitoral não foi democrático, conforme apontado pelo Carter Center, um dos órgãos internacionais observadores do país.

O ditador ainda desafiou Musk para um combate físico, ao que Musk respondeu estar “disposto”.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui