Lançada no começo de novembro para tentar aproveitar o embalo natalino, “Like A Virgin” atingiu o topo da Billboard Hot 100 no dia 22 de dezembro de 1983. A música-título do segundo disco de Madonna foi a primeira da cantora a liderar a principal parada musical dos Estados Unidos.
Esse foi o primeiro e talvez, ainda seja, um dos maiores sucessos de sua carreira. Depois dele, Madonna conseguiu fazer outras 11 músicas chegarem ao topo dos charts.
A canção foi composta por Billy Steinberg e Tom Kelly e contava com a produção luxuosa de Nile Rodgers, que se notabilizou por trabalhar com nomes do calibre de Diana Ross e David Bowie. Era a primeira vez que Madonna surfava no universo do sexo e fazia uma série de insinuações sexuais.
No clipe, dirigido por Mary Lambert, Madonna aparece desbravando Veneza usando um vestido de noiva. Ela interpreta uma mulher virgem por opção, fascinada por pornografia. A associação da música com o vestido de noiva se eternizou e foi o ponto-chave de todas as performances de “Like A Virgin” desde o lançamento.
As duas mais notáveis foram no VMA: em 1984 e 2003. Na primeira, Madonna se vestiu de noiva com um cinto que continha as palavras “boy toy”. Na segunda, quem fez isso foi Christina Aguilera e Britney Spears. A rainha do pop surgia depois para cantar “Hollywood” e encerrava a performance dando um beijo nas duas.
“Like A Virgin” cravou seu lugar em “The Celebration Tour” em um medley ao lado de “Billie Jean”, que foi lançada no mesmo ano que a música de Madonna. O momento é uma espécie de homenagem a Michael Jackson, que ostentava o título de rei do pop.
No es la primera vez que Madonna hace un mashup de Like a Virgin/Billie Jean pic.twitter.com/lXr8LcVwoP
— Baby Rex (@RexJoss) April 29, 2024