“Like A Prayer” é a música da Madonna mais bem colocado no ranking das 500 Maiores Músicas da História, feito pela revista Rolling Stone. A canção é o primeiro single, o título e a principal música do quarto álbum da cantora norte-americana.
É o disco que acentua o teor polêmico adotado por Madonna em relação a temas voltados ao catolicismo, que já tinham sido apresentados em álbuns anteriores, como “Like A Virgin” e “True Blue”.
O álbum é mais obscuro e aborda faces difíceis da vida de Madonna, como o término com Sean Penn e a morte de sua mãe, que acabam por influenciar a estética sonora, que conta com a produção de Patrick Leonard e Prince.
Em “Like A Prayer”, a Madonna compôs usando termos religiosas em duplo sentido e trouxe uma letra que estabelecia metáforas entre a educação religiosa e o sexo. Deus é o único homem possível no mundo e essa justaposição também se evidencia na produção musical, que mistura elementos do funk com o gospel. O ponto da música tem um coral cantando referência ao orgasmo.
O clipe tem direção de Mary Lambert, parceira frequente de Madonna nessa fase, e tem imagens da cantora beijando um santo negro e queimando cruzes. Por conta do clipe, um comercial que a cantora faria para a Pepsi foi censurado e o Papa João Paulo 2º chegou a pedir que Madonna fosse proibida de aparecer na Itália.
“Like A Prayer” está presente no setlist da “The Celebration Tour”, que terá seu encerramento no show que Madonna fará no Rio de Janeiro, no sábado (4). A apresentação contará com hits que passeiam por toda a carreira da rainha do pop.