O técnico Vanderlei Luxemburgo elogiou Fernando Diniz, do Cruzeiro, mas fez ponderações sobre sua metodologia de trabalho. Em entrevista ao ‘Charla Podcast’, ele afirmou que o comandante celeste é “muito bom”, mas que seu estilo está “muito estudado” e que “não é novidade”, o que tem resultado em derrotas recentes.
“O Diniz encontrou um jeito de jogar, mas ele não consegue implementar aquilo toda hora. Ele tem que ganhar. O modelo dele, todos identificaram. Está muito copiado, estudado, não é novidade. Vejo ele muito bom, competente. Vejo ele muito bom, competente. Acho que é legal ele fazer algo que ele pensa, mas não é dessa forma que funciona”, avaliou Luxa.
“O treinador tem que ter uma versatilidade muito grande, jogar de acordo com aquilo que os adversários vão jogar. Não existe isso de espelhar e achar que vai vencer. Ele ganhou algumas competições, mas perdeu muitos jogos pela maneira de jogar. Tomou muitos gols em função daquela exigência que ele tem de sair para jogar. Aquilo, já descobriram”, finalizou.
Fernando Diniz tem começado a implementar seu estilo de jogo no Cruzeiro. Apesar do início instável, o técnico se classificou à final da Copa Sul-Americana e conquistou sua primeira vitória sob o comando celeste pelo Campeonato Brasileiro, diante do Criciúma. Até aqui, são oito jogos, duas vitórias, três empates e três derrotas.
Luxemburgo acumulou três passagens pelo Cruzeiro, tendo dirigido o clube em 149 jogos, com 82 vitórias, 36 empates e 31 derrotas – aproveitamento de 55,03%. Pela Raposa, o treinador foi campeão mineiro, da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro em 2003. O técnico atingiu uma façanha, àquela época, inédita no futebol nacional.