A boxeadora Lin Yu-ting, de Taiwan, conquistou a medalha de ouro na categoria feminina de até 57 kg na Olimpíada de Paris 2024. Ela, que é uma pessoa intersexual, venceu por decisão unânime a polonesa Julia Szeremeta. A final ocorreu neste sábado, 10.
A vitória ocorreu na quadra central de Roland Garros. A pugilista intersexual recebeu aplausos do público.
Lin Yu-ting foi alvo de críticas durante todo o torneio de boxe na atual edição dos Jogos Olímpicos. Com cromossomos XY, que define o sexo masculino, ela não passou em teste de elegibilidade de gênero no Mundial feminino organizado pela Associação Internacional de Boxe (IBA).
A representante de Taiwan foi a única atleta intersexual e que não passou no teste de gênero do IBA a sair de Paris com ouro. A consagração dela ocorreu um dia depois de Imane Khelif, da Argélia, ser campeã olímpica na categoria peso meio-médio, de até 66 kg.
Lin subiu ao pódio dos Jogos Olímpicos pela primeira vez. A taiwanesa de 28 anos utilizou sua maior envergadura para manter distância de Szeremeta, de 20 anos, e abrir vantagem no primeiro assalto. A intersexual ganhou confiança para trocar golpes com a oponente.
Szeremeta, que surpreendeu a vice-campeã de Tóquio 2020, Nesthy Petecio, nas semifinais, ficou desesperada diante dos contragolpes de Lin. A polonesa tentou reverter o placar no último assalto e chegou a derrubar brevemente a oponente, mas que se levantou rapidamente.
Vitória unânime da lutadora de Taiwan
A boxeadora de Taiwan foi declarada vencedora pelos cinco juízes, assim como em suas três lutas anteriores. Depois a vitória que lhe rendeu a medalha de ouro, Lin Yu-ting fez quatro reverências ao público de 15 mil pessoas. Além disso, ela se ajoelhou no ringue para agradecer os aplausos.