As imagens comprovam: foi tudo muito rápido e com cara de filme de ação. Depois de roubar uma joalheria, um assaltante se deu mal ao se deparar, durante a fuga, com um lutador de jiu-jitsu. O caso aconteceu na tarde deste sábado, 11, na região central de Caraguatatuba, no litoral norte de São Paulo.
Câmeras de circuito de segurança mostram principalmente o criminoso correndo por uma ciclovia. O bandido carrega uma mochila onde estavam joias, celulares e um facão que ele usou para ameaçar os lojistas. De repente, um rapaz com camiseta verde aparece no meio do caminho e, desse modo, derruba o criminoso para, em seguida, aplicar um golpe de jiu-jitsu.
Assaltante recebeu ‘chave-de-braço’
O movimento, chamado de arm lock, ou chave-de-braço, rapidamente imobilizou Igor Gabriel Santos Silva. Em questão de segundos, outros homens, aparentemente seguranças, surgem e controlam a situação. Um desses homens chega de automóvel.
O vídeo aparece primeiramente no perfil das redes sociais do professor do lutador, que destacou a eficiência da modalidade com a frase: “Deus perdoa, o jiu-jitsu, não”. A polícia já começou a investigar o caso. Autoridades encaminharam o bandido para o 1º Distrito Policial de Caraguatatuba, onde passou por audiência de custódia.
Com o período de férias, a Polícia Militar de São Paulo vem orientando os turistas a redobrarem a atenção em alguns locais na região litorânea. Várias pontos, como o Guarujá, por exemplo, são alvo de arrastões, entre outras ações de criminosos.