Durante a histórica edição 300, em Las Vegas, nos Estados Unidos, o UFC anunciou que a luta entre Anderson Silva e Chael Sonnen, em agosto de 2010, entrou para o Hall da Fama da organização na ala Luta.
O combate foi o principal do UFC 117. O duelo foi cercado de expectativas pelas provocações do norte-americano. E Sonnen dominou grande parte da luta, com Anderson Silva no solo e sem qualquer chance de reação.
Mas, no último round, o Spider encaixou um triangulo com uma chave de braço para finalizar Chael Sonnen e manter o cinturão dos médios do UFC.
A luta entre Anderson e Sonnen foi eleita a melhor de 2010. O brasileiro também ganhou naquele ano o prêmio de melhor finalização da temporada por causa da vitória contra o desafeto.
O duelo entre eles foi tão marcante que o UFC escalou os rivais para uma revanche em julho de 2012, também em Las Vegas.
Sonnen provocou Anderson e os brasileiros por meses durante a promoção da luta. Mas o Spider não deu chances ao norte-americano e venceu por nocaute técnico no segundo round.