O presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Rio Grande do Sul pela quarta vez, nesta quinta-feira, 6. A visita do petista, contudo, somará cinco horas e 45 minutos no Estado gaúcho, de acordo com a agenda da Presidência da República. Anteriormente, Lula passou pelo Rio Grande do Sul nos dias 2, 5 e 15 de maio.
Nesta quinta-feira, Lula visita o Vale do Taquari, para acompanhar os trabalhos de recuperação em uma das regiões mais atingidas pelas enchentes de maio. Depois da chegada em Canoas, às 10h15, a comitiva da Presidência partiu para o bairro Passo de Estrela, em Cruzeiro do Sul, onde 650 moradias foram destruídas.
Na sequência, às 13h40, Lula chegou a Arroio do Meio, no bairro Navegantes, para conhecer a cozinha solidária do Movimento de Atingidos por Barragens (MAB). A visita do presidente se encerrará às 16 horas, horário programado para o retorno a Brasília.
Lula permaneceu por menos de 3 horas na primeira viagem ao RS
Quando as enchentes se apossaram do Rio Grande do Sul, a partir de 29 de abril, Lula foi a primeira vez ao Estado gaúcho em 2 de maio. Na ocasião, o petista permaneceu por duas horas e 45 minutos no local.
Conforme a agenda do Palácio do Planalto, a comitiva sob comando do presidente da República, naquela vez, desembarcou na Base Área de Santa Maria, no interior gaúcho, às 9h45. Às 12h30, a equipe já havia embarcado no mesmo local para voltar a Brasília.
Ainda de acordo com o cronograma oficial, que está disponível a todos os cidadãos na internet, a viagem de Lula ao RS ficou restrita a Santa Maria. O município é o reduto eleitoral do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, que integrou a comitiva — e que ainda não tinha sido nomeado ministro para a reconstrução do Rio Grande do Sul.
No tempo em que esteve no território gaúcho pela primeira vez desde o início da tragédia, o presidente realizou dois compromissos — ao menos segundo a agenda oficial. Ele sobrevoou parte das regiões atingidas pelas fortes chuvas no decorrer dos últimos dias e se reuniu com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB).
Além disso, em meio à tragédia, o petista teve tempo de afirmar que estava na torcida pelo Grêmio e pelo Internacional, os dois principais times de futebol do Estado.
Ao chegar ao Rio Grande do Sul, na quinta-feira 2, a primeira declaração pública do presidente Luiz Inácio Lula da Silva a jornalistas foi sobre futebol.
Imagens: Grupo RBS. pic.twitter.com/JBfrTX25F5
— Revista Oeste (@revistaoeste) May 3, 2024