A deputada federal Bia Kicis (PL-DF) publicou um vídeo no qual o público grita “vai roubar a santa” para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. As imagens foram captadas durante a romaria fluvial do Círio de Nazaré, pela Baía do Guajará, em Belém.
Lula e a primeira-dama Janja Lula da Silva participaram das festividades em honra à Nossa Senhora de Nazaré, padroeira do Pará, no último sábado, 12. Lula colocou a imagem da padroeira em uma caixa de vidro do barco principal da romaria, que pertence à Marinha do Brasil, quando é possível ouvir que um fiel grita “vai roubar a santa”.
Em seu perfil no Twitter/X, Bia Kicis afirmou que “as instituições podem estar tomadas, mas o povo não é bobo”. Além disso, a parlamentar registrou que “aplausos só quando a imagem de Nossa Senhora foi devolvida, acho que era alívio”.
As instituições podem estar tomadas mas o povo não é bobo. Gritos de “Vai roubar a Santa !!!” Aplausos só quando a imagem de Nossa Senhora foi devolvida. Acho que era alivio. pic.twitter.com/ngL5Wzvlt8
— Bia Kicis (@Biakicis) October 14, 2024
Lula no Círio de Nazaré
Lula e Janja também assistiram à procissão em homenagem à Nossa Senhora de Nazaré, no domingo 13. A viagem é fruto de uma promessa que o presidente fez há duas semanas, quando o avião em que estava passou por problemas técnicos.
Na ocasião, a aeronave que transportava Lula e sua comitiva do México para o Brasil teve que voar em círculos por quase 5 horas para gastar combustível antes de pousar no Aeroporto Internacional General Felipe Ángeles, na Cidade do México. O presidente disse que rezou a Deus por mais de 4 horas para que o avião presidencial não caísse.
Leia mais:
“Estou indo para o Círio de Nazaré porque, não sei se vocês acompanharam, na semana passada, fiquei quatro horas e meia no avião, e não sabíamos se ele ia cair ou não, se o motor estava estragado”, disse o presidente durante evento para entrega de novos ônibus escolares em Fortaleza.
A visita de Lula ocorre depois da definição do segundo turno das eleições municipais, no qual seu aliado Igor Normando (MDB) concorre com Delegado Éder Mauro (PL), apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Apadrinhado pelo governador Hélder Barbalho, Normando foi ao segundo turno em vantagem, com 44,9% dos votos válidos, contra 31,48% de Éder Mauro.
A romaria fluvial é a quarta das 14 procissões oficiais do Círio de Nazaré. Cerca de 400 embarcações percorrem o percurso de 18 quilômetros pela Baía do Guajará, que dura cerca de duas horas e meia. O Círio de Nazaré é realizado há mais de 200 anos na capital paraense e é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
Em 2023, o evento reuniu mais 1,5 milhão de pessoas, tido como a maior romaria católica do mundo. Uma lei de 1971 proclamou a Virgem de Nazaré como padroeira do Pará e Rainha da Amazônia.