O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) marcou para a próxima segunda-feira (30) uma reunião com os ministros da Justiça, Flávio Dino, e da Defesa, José Múcio Monteiro. A expectativa é fechar nesse encontro um pacote de apoio do governo federal para a segurança pública do Rio de Janeiro.
Já está definido que Marinha e Aeronáutica vão atuar na fiscalização do contrabando nos portos e aeroportos. O Exército vai cuidar das fronteiras do estado, apertando o cerco contra o crime organizado.
O diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, também deve participar da reunião de segunda. A PF pode ajudar no trabalho de inteligência em conjunto com o governo do estado.
Bancada no Congresso
Paralelamente, a bancada do Rio de Janeiro no Congresso trabalha em duas frentes pra lidar com a situação.
Um grupo de trabalho será criado para tratar do assunto internamente, pensando em leis e tentando apoio dos demais parlamentares para aprovação desses projetos. O outro vai tentar melhorar o diálogo com o governador Cláudio Castro (PL).
Existe a possibilidade da bancada se encontrar com Castro na semana que vem. O encontro, no entanto, ainda não foi confirmado.
VÍDEO – PGR defende “necessidade” que Zé Trovão seja investigado por suposta ameaça a Lula
Compartilhe: