segunda-feira, julho 8, 2024
InícioInternacionalLula usa dados do Hamas para acusar Israel de 'terrorismo'

Lula usa dados do Hamas para acusar Israel de ‘terrorismo’

Pelo segundo dia consecutivo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva teceu críticas a Israel. De acordo com o petista, as forças militares do país do Oriente Médio praticam “terrorismo” contra a população da Faixa de Gaza.

+ Leia mais sobre Mundo em Oeste

Em live transmitida na manhã desta terça-feira, 14, Lula acusou Israel de promover uma “guerra insana”. “Atitude de terrorismo”, prosseguiu o político brasileiro ao ser questionado pelo apresentador Marcos Uchôa sobre os desdobramentos do conflito entre israelenses e os terroristas do Hamas.

Na transmissão on-line, o petista definiu que o ataque do Hamas em 7 de outubro no sul israelense foi “terrorista”. No entanto, ele equiparou a ação por parte do país judaico ao grupo extremista, que estuprou, sequestrou e assassinou centenas de pessoas — incluindo três brasileiros.

“A atitude de Israel, com relação às crianças e às mulheres, é igual ao terrorismo”, disse Lula. “Não tem como não dizer outra coisa”, prosseguiu. “Se eu sei que está cheio de criança naquele lugar, pode ter um monstro lá dentro, eu não posso matar as crianças porque eu quero matar o monstro.”

Para tal afirmação, Lula usou dados divulgados pelo Hamas, grupo terrorista que controla as instituições da Faixa de Gaza. À imprensa estrangeira, os militantes têm divulgado nos últimos dias a informação — não confirmada — de que cerca de 5 mil crianças foram mortas desde o início das ações promovidas por Israel.

Além de comparar Israel a terroristas, o presidente voltou a defender a criação de um Estado palestino independente na região do Oriente Médio. Ele ainda sugeriu que os israelenses estão tentando ocupar Gaza para “expulsar os palestinos” do local.

YouTube videoYouTube video

Terrorismo? Entidade critica fala de Lula que equipara Israel e Hamas

A fala de Lula, que tentou equiparar Israel aos terroristas do Hamas, já havia sido alvo de contestações por parte da comunidade judaica no país. De acordo com a Confederação Israelita no Brasil, a afirmação do petista foi “equivocada e perigosa”.

“Governo terrorista?”, artigo de Rodrigo Constantino publicado na Edição 190 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui