O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) colocou em prática um discurso para atrair o público evangélico e conservador. A iniciativa está inserida na campanha Bote Fé no Brasil, do governo federal.
Na inauguração da Estação Elevatória de Água Bruta Ipojuca (PE), que pretende atender 20 cidades do agreste pernambucano, o petista repetiu várias vezes a palavra “Deus”, “fé” e fez menções a “milagres”, durante seu discurso.
“Eu vou contar milagres para vocês que estão acontecendo aqui e agora”, afirmou, nesta quinta-feira, 4, ao se referir à obra que integra o sistema de transposição do Rio São Francisco.
“O primeiro só pode ter acontecido por ser obra de Deus: é a gente estar vivendo o que estamos hoje aqui. Porque ninguém acreditava que fosse possível fazer a transposição do São Francisco.”
Conforme informou O Tempo, esta abordagem tem por objetivo furar a bolha para alcançar uma parcela da sociedade mais conservadora. Entre eles estão aqueles ligados ao setor do agronegócio e à população evangélica, que têm forte rejeição à gestão petista, de acordo com pesquisas de opinião pública.
Atenção no governo federal
O ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, não admitiu que a intenção seja essa.
Segundo ele, o novo bordão é uma maneira de ajudar às pessoas a prestarem atenção no governo federal.
“O povo do Brasil é um povo de fé”, afirmou o ministro. “Agora é evidente que a gente faz pesquisa, a palavra ‘fé’ ajuda as pessoas a nos ouvir.”
Na sequência, ele utilizou o mote que completa a campanha.
“A ideia de dizer ‘fé no Brasil’, é porque ‘Estamos no Rumo Certo’.”
A obra inaugurada nesta quinta-feira tem por meta levar as águas do Rio São Francisco para cerca de 20 municípios do interior de Pernambuco.