O ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, acusou nesta quinta-feira, 11, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva de censurar e distorcer a verdade. O chanceler replicou um post no Twitter/X, em que o empresário Elon Musk reclama da censura no Brasil.
“Se alguém deveria ser bloqueado ou censurado no X deveria ser você, @LulaOficial”, escreveu Katz. “Você tem o hábito de censurar e distorcer a verdade, então não é surpresa que esteja tentando censurar os outros.”
Em fevereiro, o ministro declarou Lula persona non grata em Israel — isto é, não é bem-vinda ao país. O título foi dado depois de o petista comparar as mortes dos palestinos na Faixa de Gaza com o Holocausto do regime nazista alemão.
Neste mês, o petista dobrou a aposta e disse que 12 milhões de crianças foram mortas em Gaza. Já o chanceler israelense afirmou que o presidente brasileiro deveria aprender a fazer contas. Isso porque o número citado por Lula não condiz com o que as autoridades palestinas divulgaram, 12 mil crianças.
Elon Musk diz que Alexandre de Moraes interferiu nas eleições de 2022 para eleger Lula
O empresário sul-africano Elon Musk perguntou o motivo pelo qual os congressistas brasileiros não promovem ações contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).
Elon Musk também acusou Moraes de “colocar o dedo na balança” para eleger Lula. Segundo ele, é por esse motivo que Lula não toma nenhuma atitude contra o ministro.
O dono do Twitter/X também afirmou que o magistrado se tornou um ditador “porque tem Lula na coleira.”
Gabriel de Souza é estagiário da Revista Oeste em São Paulo. Sob supervisão de Edilson Salgueiro