O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sofreu um acidente doméstico, neste sábado, 19, em Brasília, que resultou em um ferimento na cabeça. Em razão do incidente, o chefe do Executivo cancelou sua viagem à Rússia, programada para este domingo, 20. Ele iria acompanhar in loco a Cúpula do Brics. Agora, participará por videoconferência.
De acordo com o boletim médico, Lula recebeu atendimento no Hospital Sírio-Libanês, com um ferimento na nuca. Embora a situação não tenha sido considerada grave, o cardiologista Roberto Kalil Filho recomendou que o petista evitasse viagens longas. Lula recebeu pontos no ferimento, mas foi liberado logo depois para retornar ao Palácio da Alvorada.
Lula teria encontro com Putin e Xi Jinping
O presidente embarcaria da Base Aérea de Brasília neste domingo, e o evento na Rússia está previsto para começar na terça-feira 22. Havia expectativa de reuniões bilaterais com Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Xi Jinping, presidente da China.
No sábado, Lula participou de eventos de campanha em São Paulo ao lado de Guilherme Boulos (Psol), candidato à prefeitura da capital paulista. Em virtude das chuvas, a carreata planejada foi substituída por uma transmissão on-line. O petista voltou a Brasília antes do acidente.
Aos 78 anos, Lula passou por uma artroplastia no quadril em setembro e recentemente realizou exames de revisão.