domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaLula se diz à disposição de lideranças no Congresso para explicar motivo...

Lula se diz à disposição de lideranças no Congresso para explicar motivo de veto a emendas

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se colocou à disposição de líderes do Congresso, nesta terça-feira (23), para explicar o veto de R$ 5,6 bilhões em emendas de comissão do Orçamento de 2024. A indicação ocorreu durante entrevista do presidente à Rádio Metrópole.

“Eu negocio com o Congresso sempre. Ontem eu tive que vetar o Orçamento, vetei R$ 5,6 bilhões e tenho o maior prazer de juntar lideranças e explicar o porquê foi vetado”, disse Lula.

Apesar de o dispositivo ter sido barrado pelo presidente, caberá ao Congresso analisar o ato presidencial e decidir se o mantém ou o derruba.

O governo tem dito que a medida foi vetada em razão da baixa inflação, o que, segundo o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, “autoriza menos recursos para o governo”.

Na mesma linha, o líder do governo no Congresso, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), disse que a baixa inflação “impôs” a necessidade do veto.

“Esse veto foi unicamente em decorrência de uma circunstância, que é a menor inflação em 2023”, afirmou Randolfe.

Ao longo da entrevista desta segunda, Lula fez críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao comentar o veto às emendas de comissão.

“Na questão das emendas, é importante lembrar que o ex-presidente não tinha governança desse país. Quem governava era o Congresso Nacional, quem indicava agência era o Senado”, declarou Lula.

“Ou seja, ele não tinha sequer a capacidade de discutir o orçamento, porque não queria ou não fazia parte da lógica dele. O que ele queria era que os deputados fizessem o que quisessem”, acrescentou.

*Com informações de Luciana Amaral e Mayara da Paz, da CNN, em Brasília

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui