terça-feira, janeiro 7, 2025
InícioDestaqueLula sanciona lei que cria nova estatal

Lula sanciona lei que cria nova estatal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta sexta-feira, 3, a lei que cria uma nova estatal, a Alada.

Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão


Fonte: Agência Câmara de Notícias
Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão | Foto: Reprodução/Agência Câmara

A nova empresa pública é uma subsidiaria da NAV Brasil, estatal responsável pela gestão de serviços de navegação aérea.

Segundo o governo federal, a Alada terá como objetivo “explorar economicamente a infraestrutura e navegação aeroespaciais e as atividades relacionadas ao desenvolvimento de projetos e equipamentos aeroespaciais”. O custo e a previsão de faturamento da nova estatal não foram divulgados.

A Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2025 prevê R$ 100 mil para a instalação da Alada, que usará recursos do Fundo Aeronáutico para seu funcionamento. Todavia, a LOA 2025 ainda não foi votada pelo Congresso Nacional.

Número de estatais chega a 124 durante governo Lula

Com a assinatura da lei por parte de Lula, número de empresas estatais federais chega a 124, incluindo as de controle total e as de capital misto.

O texto que cria a nova estatal foi publicado no Diário Oficial da União desta sexta-feira. A decisão autoriza a possibilidade de transferência do controle acionário da subsidiária para a União, sem custos adicionais.

A Alada foi criada com um projeto de lei de outubro de 2024. No mês seguinte, a Câmara dos Deputados validou a criação da estatal.

A estatal NAV Brasil foi criada em 2020 durante o governo Bolsonaro para a gestão da infraestrutura aeronáutica brasileira. A empresa pública faturou R$ 924 milhões em 2023, segundo os dados divulgados pelo Ministério da Gestão.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui