O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai reunir, nesta segunda-feira, 26, no Palácio do Planalto, os líderes partidários da base do governo na Câmara. O encontro, que tem previsão de iniciar às 17h, ocorre em meio a uma discussão entre o Legislativo e o Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o empenho das emendas parlamentares.
O líder do PSD, deputado federal Antônio Brito (BA), por exemplo, deve comparecer à reunião. Brito é um dos candidatos à presidência da Câmara dos Deputados em 2025.
O último encontro entre Lula e líderes ocorreu em fevereiro deste ano, durante um happy hour no Palácio do Alvorada. Além das pautas prioritárias do governo, o encontro também pode servir para discutir o acordo firmado entre o STF, o Congresso e o governo com relação às emendas.
O acordo previa que novas regras de transparências seriam criadas para dar mais rastreabilidade às modalidades dos pagamentos. Uma parte dos termos sobre as emendas individuais e as de comissão ainda será definida com um entendimento entre o Congresso e o Planalto.