quinta-feira, julho 4, 2024
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Lula reduz publicidade na internet e amplia em canais de TV


O governo Luiz Inácio Lula da Silva gastou mais em publicidade nos canais de TV do que em internet. O levantamento é do site Poder360, realizado a partir de dados do Planejamento de Mídia do Sistema de Comunicação de Governo do Poder Executivo Federal (Sicom).

Os pagamentos de publicidade da Secretaria de Comunicação da Presidência da República (Secom) e dos ministérios para os canais de TV em 2023 representam 56% do valor da publicidade no governo Lula. Em 2022, o porcentual chegou a 49,5%.

Saiba mais: “Lula amplia em 60% verba de publicidade para TV Globo e gasta R$ 142 milhões com a emissora em 2023”

O levantamento faz parte de um sistema que reúne os pagamentos publicitários do Planalto desde 2019

O investimento em TV no governo Lula

O governo Lula investiu, em seu primeiro ano de mandato, menos do que o último ano da administração de Jair Bolsonaro (PL-RJ). O total em publicidade caiu de R$ 633 milhões, em 2022, para R$ 451 milhões, em 2023. Desses, R$ 257 milhões foram para a TV.

Ao aumentar a publicidade na TV, o presidente também elevou a frequência em programas de televisão. Das 26 entrevistas exclusivas que ocorreram de 1º de janeiro de 2023 a 26 de janeiro de 2024, 12 foram para canais televisivos.

O Grupo Globo e a CNN (Brasil e Internacional) foram os únicos meios de comunicação com quem o presidente falou com exclusividade em mais de uma ocasião.

Enquanto Lula aumentou os repasses de publicidade para as TVs, a internet sofreu queda. Foram R$ 65 milhões para esse meio, ou 14,2% do total. Em 2022, a internet teve 17,5% dos gastos.

A Globo é líder no governo petista

Os pagamentos de publicidade da Secom e dos ministérios para os canais de TV do Grupo Globo e afiliadas avançaram 60% em 2023. Os custos passaram de R$ 89 milhões, em 2022, para R$ 142 milhões, no ano passado.

Confira: “Jornal Nacional lidera verba de publicidade no 1º ano da volta de Lula à Presidência”

Em 2022, os canais da Globo tiveram 28% da publicidade governamental em TV. Em 2023, passaram a 56% dessa verba.

A emissora foi a única das grandes redes que cresceu. Os investimentos nas emissoras Record, SBT, Bandeirantes, Rede TV! e afiliadas caíram pela metade, ou menos, em relação a 2022.

Há ainda poucos dados disponíveis sobre 2024. Conforme o levantamento, o governo investiu um total de R$ 12 milhões em publicidade neste ano. A Globo mantém a liderança, com R$ 4 milhões, contra R$ 3 milhões da Record.

De acordo com a Secom, a base dados está “em constante atualização”.

Lula fracassa na comunicação

O mau desempenho do governo Lula na comunicação foi alvo de críticas do presidente. De acordo com o líder petista, a queda de popularidade ocorreu em virtude do fracasso do governo na comunicação.

YouTube video

Em 2023, o governo tentou conversar com as pessoas por meio das transmissões semanais. Contudo, Lula teve baixa audiência e abandonou a estratégia. Marco Uchôa, que interagia nas transmissões, saiu do governo.

A principal aposta para resolver o problema é uma licitação de comunicação digital de R$ 197 milhões, que deve começar a funcionar entre maio e junho. O Planalto entende que contratar uma empresa com especialização no mundo digital pode aumentar a possibilidade de controle da entrega do conteúdo aos eleitores.

Via Revista Oeste

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