quarta-feira, fevereiro 12, 2025
InícioDestaqueLula quer discutir com atacadistas o preço dos alimentos

Lula quer discutir com atacadistas o preço dos alimentos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, neste domingo, 26, que se reunirá com atacadistas, donos de supermercados e produtores para discutir os preços dos alimentos. O petista deu a declaração por meio de um vídeo publicado pela primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, nas redes sociais.

O presidente atribui o aumento dos preços à “valorização do dólar” e aos “fatores climáticos”. 

Lula menciona a capacidade de compra dos brasileiros 

Lula aproveitou para falar sobre o preço dos alimentos enquanto visitava a horta da Granja do Torto — a casa de campo oficial da Presidência da República. Na ocasião, ele também mencionou a capacidade de compra da população como influência nos preços.

“Na hora que há um aumento na demanda, que o povo pode comprar mais”, disse Lula. “Os vendedores aumentam os preços.”

O governo, segundo o petista, não adotará medidas como congelamento de preços, tabelamento ou fiscalização para controlar a alta dos valores dos alimentos.

Diálogo com produtores

O ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que a estratégia será manter diálogo com produtores, redes de supermercados e frigoríficos. Lula ainda disse que serão realizadas “quantas reuniões forem necessárias para tomar todas as decisões”.

O Executivo ainda visa a criar uma “ponte eficaz” com o mercado, que é onde os preços são efetivamente formados. Além disso, segundo o petista, a administração federal está determinada a promover cooperação com o setor privado.



Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui