O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), quando visitar o Catar, vai pedir ajuda para a liberação de mais brasileiros e parentes palestinos da Faixa de Gaza.
O presidente embarca rumo ao Oriente Médio no próximo dia 27. Primeiro faz uma parada na Arábia Saudita e depois vai a Doha, de onde segue para Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, para participar da Conferência do Clima das Nações Unidas, a COP28.
O Catar é considerado estratégico nas negociações envolvendo o conflito em Israel. Recentemente, mediou, junto com os Estados Unidos, a troca de prisioneiros palestinos por reféns israelenses.
No país árabe, Lula terá encontro com o emir Tamim bin Hamad al-Thani.
A informação de que a repatriação de brasileiros e palestinos será tratado na conversa foi confirmada pelo secretário de África e Oriente Médio do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Carlos Duarte. “O Brasil não vai poupar esforços para obter a repatriação de brasileiros e familiares que se encontra na Faixa de Gaza”, disse.
O embaixador lembrou que que o empenho tem sido o mesmo da primeira lista de repatriados quando 32 pessoas foram trazidas ao Brasil.
Desta vez, o Itamaraty apresentou uma relação com 86 nomes a Israel e ao Egito.
Compartilhe: