domingo, julho 7, 2024
InícioPolíticaLula não funciona como cabo eleitoral em Manaus

Lula não funciona como cabo eleitoral em Manaus

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em baixa com os eleitores da capital e maior cidade do Amazonas. Levantamento do Paraná Pesquisas divulgado nesta terça-feira, 16, mostra que o petista não surge como um bom cabo eleitoral para a disputa da Prefeitura de Manaus.

Conforme a pesquisa, a maioria absoluta dos manauaras afirma que jamais votaria em alguém indicado pelo presidente da República. Essa foi a resposta de 50,2% dos entrevistados.

De todos os respondentes, 24,4% afirmaram que poderiam votar em candidato indicado por Lula. Já 20,4% disseram que com certeza votariam em aliado do petista.

Pelo recorte de momento, os números do Paraná Pesquisas mostram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) com maior força no quesito cabo eleitoral. De acordo com o levantamento, 26,9% dos eleitores afirmam que com certeza votariam em alguém indicado pelo integrante do Partido Liberal.

Além disso, 25,9% dizem que podem votar num político indicado por Bolsonaro. No entanto, 45% afirmam que jamais votariam em alguém apresentado como aliado direto do ex-presidente da República.

No Twitter/X, Bolsonaro voltou a criticar Lula | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Paraná Pesquisas: em Manaus, Jair Bolsonaro é melhor cabo eleitoral do que Lula | Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O levantamento de hoje também mostra o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), com menos rejeição como cabo eleitoral quando comparado a Lula. De acordo com a pesquisa, 47,3% afirmam que jamais votariam em alguém indicado por Lima. Enquanto isso, 35,8% poderiam votar e 12,4% com certeza votariam.

Manaus: dados da pesquisa referente a Lula como cabo eleitoral

instituto de pesquisa - urna eletrônica - ceará
Modelo de urna eletrônica usado no sistema eleitoral do Brasil | Foto: Nelson Jr./Ascom/TSE

O levantamento do Paraná Pesquisas foi além de entender a força de cabo eleitoral de figuras como Lula, Bolsonaro e Wilson Lima em Manaus. A equipe do instituto também se propôs a apresentar números referentes à intenção de voto para a Prefeitura de Manaus.

Nos dois cenários para o Executivo da capital do Amazonas, o atual prefeito David Almeida (Avante) surge numericamente à frente dos demais pré-candidatos. Ele, entretanto, está em condição de empate técnico com o deputado federal Amom Mandel (Cidadania).

O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral, com o número AM-05496/2024. A equipe do Paraná Pesquisas realizou entrevistas com 800 eleitores de Manaus, de 10 a 15 de abril. Com nível de confiança de 95%, a margem de erro é de aproximadamente 3,5 pontos porcentuais para mais ou para menos.

Leria também: “O naufrágio de Lula”, reportagem de Silvio Navarro publicada na Edição 209 da Revista Oeste

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui