O presidente Luiz Inácio Lula da Silva garantiu à presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), espaço no primeiro escalão do governo federal após as eleições municipais.
Em conversa recente, relatada à CNN, o presidente chegou a avaliar que, às vésperas das eleições municipais, hoje é mais fácil encontrar um ministro da Justiça, por exemplo, do que um presidente nacional do PT.
Lula fez questão de dizer a Gleisi que um espaço para a petista na Esplanada Ministérios é garantido. E que, caso ela queira, poderá assumi-lo em novembro, após os pleitos municipais.
Para o lugar de Gleisi no comando da sigla, são avaliados os nomes dos ministros Márcio Macedo (Secretaria-Geral), Luiz Marinho (Trabalho) e Wellington Dias (Desenvolvimento Social).
Além deles, o líder do governo na Câmara dos Deputados, José Guimarães (PT-CE), e o prefeito de Araraquara, Edinho Silva, são considerados.
A avaliação no Palácio do Planalto é de que Gleisi seria uma boa ministra do Desenvolvimento Social. A pasta é responsável pelo Bolsa Família.
Lula sinalizou ao longo do ano desconforto com Wellington Dias. A avaliação é de que o governo federal precisaria explorar melhor suas vitrines sociais.
Compartilhe: