terça-feira, julho 2, 2024
InícioPolíticaLula exige desculpas de Milei: 'Falou muita bobagem'

Lula exige desculpas de Milei: ‘Falou muita bobagem’

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta quarta-feira, 26, que só conversará com o presidente da Argentina, Javier Milei, caso receba um pedido de desculpas pelas supostas “bobagens” ditas pelo libertário.

“Não conversei com o presidente da Argentina, porque acho que ele tem de pedir desculpas ao Brasil e a mim”, disse Lula, em entrevista ao portal UOL. “Ele falou muita bobagem.”

Lula salientou, no entanto, que a desavença com Milei não impacta a relação entre Brasil e Argentina. “Os povos argentino e brasileiro são maiores que os presidentes”, disse. “Só quero que ele peça desculpas. A Argentina é um país de que gosto muito. É um país muito importante para o Brasil, e o Brasil é muito importante para a Argentina.”

As críticas de Milei

Durante sua campanha à Presidência da Argentina, Milei, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, criticou o então candidato Lula. Chamou o petista de ladrão e corrupto, por exemplo.

Interpelado sobre a declaração de Lula, o porta-voz da Presidência da Argentina, Manuel Adorni, disse que Milei não fez nada do que tenha de se arrepender. “Ao menos por ora”, acrescentou, em entrevista coletiva.

Adorni mencionou que Lula e Milei se encontraram e se cumprimentaram rapidamente durante a reunião de cúpula do G7 na Itália, mas que não participaram de uma reunião bilateral.

Lula comenta ida de brasileiros à Argentina

O petista também comentou a fuga de brasileiros investigados e condenados pela invasão das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023, para a Argentina. Os cidadãos buscam asilo político no país vizinho.

Segundo Lula, esse grupo de brasileiros deve ser preso em território argentino e depois voltar ao Brasil para cumprir pena.

“Se esses caras não quiserem vir, que sejam presos lá e fiquem presos na Argentina”, disse Lula. “Se não, venham para cá. Estamos tratando da forma mais diplomática possível.”

Leia também:

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui