domingo, janeiro 5, 2025
InícioGeralLula 'esnobou' Acre e Tocantins em 3º mandato

Lula ‘esnobou’ Acre e Tocantins em 3º mandato

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva ainda não visitou dois Estados em seu terceiro mandato: Acre e Tocantins. Ambos são governados por políticos de oposição — Gladson Cameli (PP) comanda o Acre, enquanto o Tocantins tem Wanderlei Barbosa (Republicanos) como chefe do Executivo.

A negligência do presidente com esses Estados contrasta com a agenda internacional de Lula, que visitou 32 países apenas em seu terceiro mandato — alguns deles duas vezes. Ao todo, Lula passou 88 dias fora do Brasil em compromissos oficiais.

Em 2023, Lula visitou 18 Estados: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, São Paulo e Sergipe, além do Distrito Federal, onde reside.

Por outro lado, Lula deixou de prestigiar oito Estados: Acre, Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Santa Catarina e Tocantins. Destes, apenas Alagoas é governada por um apoiador do governo petista.

Internacionalmente, Lula fez 15 viagens e se ausentou da Presidência por 62 dias. Foram visitados 24 países: África do Sul, Alemanha, Angola, Árabia Saudita, Argentina, Bélgica, China, Colômbia, Cuba, Emirados Árabes, Espanha, Estados Unidos, França, Índia, Itália, Japão, Paraguai, Portugal, Catar, Reino Unido, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Vaticano.

Lula focou viagens domésticas em 2024

No último ano, o presidente intensificou a agenda nacional para apoiar seus candidatos nas eleições municipais. Os Estados visitados pela primeira vez em 2024 foram: Alagoas, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia e Santa Catarina.

Dessa forma, Lula não viajou tanto ao exterior quanto em 2023. O presidente fez nove viagens e passou 26 dias fora do Brasil. Treze países foram visitados: Bolívia, Chile, Colômbia, Egito, Estados Unidos, Etiópia, Guiana, Itália, México, Paraguai, São Vicente e Granadinas, Suíça e Uruguai.

O número poderia ser ainda maior, mas o acidente doméstico sofrido por Lula no Palácio da Alvorada forçou o presidente a cancelar viagens a Rússia, Azerbaijão e Peru. Na cidade russa de Kazan, Lula compareceria à 16ª Cúpula do Brics.

Lula sofreu acidente doméstico e precisou levar pontos | Foto: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo
Lula sofreu acidente doméstico e precisou levar pontos | Foto: Ton Molina/Foto Arena/Estadão Conteúdo

Em 2025, Lula terá de equilibrar suas viagens pelo Brasil com compromissos internacionais, já que o país sediará a reunião do Brics e a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30).

O local do primeiro evento ainda não foi definido. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, tem feito campanha para a cidade, impulsionado pelo sucesso do encontro do G20, realizado em novembro na capital fluminense.

Já a COP30 está confirmada para ocorrer em Belém, depois de um pedido do próprio Lula, que defendeu a escolha da cidade para que a comunidade internacional tenha a oportunidade de conhecer a Floresta Amazônica de perto.

Internacionalmente, Lula planeja sete destinos internacionais, três deles em março: Japão, Vietnã e Uruguai. Em junho, Lula programa viagens para a Argentina e a França.

Em setembro, o presidente brasileiro deve viajar aos Estados Unidos para a Assembleia-Geral da ONU (Organização das Nações Unidas). Em novembro, o destino é a reunião dos chefes de Estado do G20, na África do Sul.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui