A estratégia do presidente Lula ao elogiar publicamente o governador Tarcísio de Freitas é isolar o bolsonarismo, disseram à CNN fontes do Palácio do Planalto.
Segundo o núcleo político do governo, o objetivo dos afagos é trazer o Republicanos, partido do governador, “cada vez mais para perto”, deixando apenas o PL, partido de Jair Bolsonaro, na oposição.
Na última reforma ministerial, o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assumiu o ministério de Portos e Aeroportos.
O partido nega que tenha passado a fazer parte da base do governo, mas costuma acompanhar o Planalto em votações econômicas relevantes.
TarcÍsio ameaçou deixar o Republicanos se o deputado assumisse um ministério, mas depois desistiu e passou a contar com ele como aliado para a eventual privatização do porto de Santos.
O tema da privatização é tabu dentro do governo, mas agora Lula e Tarcisio estão alinhados em torno da construção do túnel ligando Santos-Guarujá.
A bancada do Republicanos conta com 41 deputados no Congresso e 4 senadores: Damares Alves (DF), Cletinho Azevedo (MG), Hamilton Mourão (RS), Mecias de Jesus (RR).
Compartilhe: