O presidente Lula disse, neste domingo, 18, que o dono do SBT, Silvio Santos, o procurou com medo de ser preso, em virtude de fraudes no antigo Panamericano. O banco era braço financeiro do império do apresentador, composto de aproximadamente 30 empresas.
Santos morreu na madrugada de ontem, por causa de broncopneumonia, desencadeada pelo vírus H1N1.
“Quando teve aquele golpe no Banco Panamericano, Silvio me procurou, muito preocupado, eu era presidente”, lembrou o petista, durante uma coletiva. “Ele estava com medo de ser preso, e eu disse: ‘Silvio, primeiro, não há por que te prender. Nós vamos fazer investigação, o Banco Central vai ajudar a cuidar disso, o Ministério da Fazenda, e vamos ver como a gente resolve o problema’. E o problema foi resolvido.”
Ainda conforme o presidente, Santos deu como o SBT como garantia, “coisa que muita gente não quer dar, o seu patrimônio, e ele deu”.
Lula decreta luto pela morte de Silvio Santos
Na tarde de ontem, Lula decretou luto oficial de três dias, devido ao falecimento de Santos, aos 93 anos.
O luto oficial é considerado um ato simbólico, para homenagear uma pessoa relevante para a nação. Sendo assim, por se tratar de um ato simbólico, não é feriado nem ponto facultativo. Não há também alteração no funcionamento das repartições públicas.