O presidente Lula disse, neste domingo, 5, que pode se inscrever no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para cursar economia. A declaração aconteceu durante a ida do petista ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em Brasília.
“Quem sabe, qualquer dia desses, eu até me inscrevo para fazer um curso de economia, pois economista é um povo muito sabido”, declarou o chefe do Executivo. “Sempre digo que economista é a pessoa mais sabida do mundo.”
+ Leia mais notícias de Política em Oeste
Na ocasião, o presidente disse ainda que as fortes chuvas no país não iriam atrapalhar a aplicação da prova, e que conversou com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.
“Estávamos um pouco preocupados com a informação de que por volta de 400 escolas não poderiam ter o Enem devido à chuva e da falta de energia”, contou o petista. “Conversei ontem de manhã com o ministro das Minas e Energias, que conversou com o companheiro Camilo [Santana, ministro da Educação], que conversou com a Agência Nacional [de Energia Elétrica], eles se comprometeram de que hoje todas as escolas estariam prontas para fazer o Enem ou estariam prontas com a energia consertada, ou, aquela que não tivesse pronta, teria gerador.”
+ Janja, sobre demissões de ministras no governo Lula: ‘Faz parte’
Conforme Lula, o aluno que não conseguir fazer a prova por algum problema com a chuva será beneficiado em outra prova.
O Inep é o responsável por organizar as provas do Enem, que são aplicadas por todo o país a fim de selecionar os estudantes que terão vagas em universidades. O presidente visitou uma sala de situação do Inep, que monitora a realização da prova.
Lula estava acompanhado da primeira-dama, Janja Lula da Silva, do ministro Paulo Pimenta (Secom) e de Camilo.
Enem acontece por todo o país
Hoje, os alunos inscritos no Enem fazem as provas de linguagens e ciências humanas, além da redação. Na próxima semana, serão as provas de ciências da natureza e matemática.
Os portões dos locais do exame foram abertos às 12 horas e fechados às 13 horas. A aplicação da prova começa 30 minutos depois. Ao todo, quase quatro milhões de pessoas estão inscritos no Enem.