Durante uma reunião ministerial no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse, nesta quinta-feira, 8, que todos os seus ministros precisam falar com “entusiasmo”. O chefe do Executivo afirmou que, durante as viagens de avião, prepara seus ministros para que falem com mais energia em seus discursos.
“O companheiro Rui Costa [ministro da Casa Civil] vai coordenar a reunião, como sempre”, disse Lula. “Esse é o papel crucial da Casa Civil, e não vou passar o papelzinho para ele falar com entusiasmo. É para falar com entusiasmo desde o começo. Porque, nas minhas viagens, agora, no avião preparo os ministros: ‘Gente, vocês têm de falar com entusiasmo, passar para o povo que vocês acreditam no que estão falando aqui’.”
A brincadeira do presidente referiu-se a uma reunião anterior, em que o ministro da Casa Civil leu um bilhete para pedir “mais entusiasmo” na apresentação dos resultados do governo. Alguns ministros brincaram, dizendo que o pedido era do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Geraldo Alckmin. Porém, Lula escreveu o bilhete.