O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou nesta sexta-feira, 16, o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), ao afirmar que ele deveria ser mais grato pelas medidas tomadas pelo governo federal no Estado.
“Eu às vezes fico incomodado, porque o governador Eduardo Leite nunca está contente com as coisas”, disse. “Ele deveria me agradecer um dia: ‘Lula, obrigado pelo tratamento que você está dando ao Rio Grande do Sul, porque o Rio Grande do Sul nunca foi tratado assim’.”
Lula também afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) não tratou o Rio Grande do Sul com respeito e não realizou obras significativas no Estado durante o primeiro governo de Eduardo Leite.
As declarações do presidente da República foram dadas em entrevista à Rádio Gaúcha nesta sexta-feira, 16. Ele está no Rio Grande do Sul para compromissos relacionados ao programa Minha Casa Minha Vida.
Lula diz que, para Leite, tudo é “insuficiente”
No primeiro semestre, o Rio Grande do Sul sofreu uma forte enchente que resultou em pelo menos 179 mortes e deixou várias cidades inundadas. Durante as ações de enfrentamento, Lula ressaltou repetidamente a necessidade de um trabalho harmonioso. Lula e Leite se reuniram várias vezes durante a crise, buscando mostrar sinergia no trabalho.
“O governador também fala todo dia ‘é insuficiente, é insuficiente’, tudo é insuficiente. Tudo é insuficiente, porque a gente não vai atingir a perfeição nunca”, acrescentou Lula.
O presidente voltou a criticar Leite em outros momentos, mesmo ao abordar diferentes assuntos. Ao ser questionado sobre a taxa de juros e a economia, Lula mencionou críticas anteriores de Leite. “O governo dizia para todo mundo: ‘Não porque a economia está desidratada, a economia vai cair’”, afirmou Lula.