O ex-presidente da Costa Rica Óscar Arias, ganhador do Nobel da Paz por negociações de paz na América Central, afirma que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está errado em relação à crise na Venezuela. Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, ele diz que é perda de tempo esperar que o ditador Nicolás Maduro apresente as atas eleitorais.
“Eu esperava que um democrata como Lula, que perdeu eleições e reconheceu suas derrotas, tivesse ligado e dito: ‘Maduro, você perdeu, reconheça a derrota e saia do poder’”, disse Arias à Folha.
Ele discorda da declaração de Lula de que a oposição, ao contestar a vitória de Maduro anunciada pelo Conselho Nacional Eleitoral (CNE), deveria apenas entrar na Justiça. “Que Justiça na Venezuela?”, argumenta. “O Poder Judiciário na Venezuela não é autônomo, independente.”
Para Arias, “não há nenhuma dúvida” de que Maduro perdeu as eleições. “Para todo ditador, ainda mais quando se trata de um narcogoverno, é muito difícil reconhecer a derrota, porque ele sabe o que o espera”, afirmou ao jornal. “Um ditador não sabe se desapegar da cadeira presidencial, e um ditador ligado ao narcotráfico sabe menos ainda.”
Com Maduro, Venezuela é um Estado falido
Ele destaca que o regime de Maduro está fazendo “muito mal” aos Venezuelanos. “Mais de 7 milhões de venezuelanos emigraram. Depois desta eleição, vai aumentar ainda mais a migração.”
“A Venezuela é um Estado falido”, acrescenta. “É impossível recuperar a economia com Maduro no poder. Com essa eleição roubada, esse autogolpe, as coisas vão piorar ainda mais na Venezuela, e isso deveria preocupar todos os democratas do mundo.”
“É muito triste que líderes democratas fiquem quietos, não digam nada sobre essa fraude na eleição”, conclui.