O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia uma reunião bilateral com o papa Francisco durante a COP28, em Dubai, nos Emirados Árabes.
O Palácio do Itamaraty considera incluir o encontro na lista de reuniões do presidente brasileiro no evento na próxima semana.
A ideia é que, no encontro, Lula e o papa discutam medidas de combate ao aquecimento global e o petista convide o líder da Igreja Católica para a COP30, em Belém, em 2025.
Segundo relatos feitos à CNN por diplomatas brasileiros, há também expectativa de que Lula e o papa conversem sobre iniciativas humanitárias na guerra entre Israel e Hamas.
A comitiva brasileira deve ser, inclusive, a mais numerosa do evento em Dubai. Ao todo, deve ser tomada por cerca de duas mil pessoas, incluindo ministros, parlamentares e diplomatas.
O foco principal do evento será uma tentativa de um acordo para frear o aumento da média da temperatura global, que chegou a 1,5ºC em julho, o que é considerado um limite pré-colapso.
A eleição de Javier Milei também é um tema que assessores do governo consideram que pode ser abordado por Lula e pelo Papa, já que ambos são críticos do presidente eleito na Argentina.
Compartilhe: