O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pousou em Brasília às 10h12 desta quarta-feira, 2, depois de seu avião ter problemas na volta do México. Lula decolou na terça-feira 1º, às 17h20, da capital mexicana, mas precisou retornar e começar de novo o deslocamento com outra aeronave.
Segundo a assessoria de imprensa do Palácio do Planalto, o segundo voo não teve nenhuma intercorrência.
“O avião trazendo o presidente Lula, e a comitiva que o acompanhava, de volta do México pousou na Base Aérea de Brasília às 10h12. O voo foi tranquilo sem nenhuma intercorrência”, informou a Presidência da República, em nota.
O petista estava no México para a posse da nova presidente do país, Claudia Sheinbaum. Ela é do grupo político do agora ex-presidente Andrés Manuel López Obrador, um dos principais aliados de Lula na política internacional.
FAB detalha incidente, mas não informa causa da pane no avião de Lula
A Força Aérea Brasileira (FAB) não especificou o problema ocorrido com a aeronave de Lula, mas informou que os procedimentos de segurança foram realizados com sucesso.
Uma possibilidade levantada por membros do governo é que um dos motores tenha sido afetado depois de colidir com um pássaro. Contudo, militares da Aeronáutica afirmam que a causa só poderá ser determinada após uma investigação da aeronave em solo.
A nota oficial da FAB, assinada pelo comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro do ar Marcelo Kanitz Damasceno, relatou os problemas técnicos. “Informo que a aeronave presidencial VC-1, que transporta o Senhor Presidente da República no trecho entre o México e o Brasil, apresentou um problema técnico após a decolagem do Aeroporto da Cidade do México, nesta terça-feira, 1”, diz o comunicado.
Os procedimentos de segurança, conforme a FAB, foram bem-sucedidos, garantindo a segurança de todos a bordo. A investigação em solo será essencial para identificar a causa exata do incidente e tomar as medidas necessárias.
Redação Oeste, com informações da Agência Estado