O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou decreto nesta quarta-feira (20) para instituir uma secretaria extraordinária da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climaticas (COP 30), que será realizada em Belém do Pará em novembro de 2025.
A secretaria ficará sob jurisdição do ministro-chefe da Casa Civil Rui Costa.
O objetivo é fazer a articulação entre Governo Federal, ONU, Governo do Pará e Prefeitura de Belém. Cerca de 30 servidores participarão da nova secretaria, a maior parte remanejada do Ministério da Gestão e Inovação. Os trabalhos devem terminar em junho de 2026.
O anúncio foi feito após fontes ouvidas pela CNN Brasil sugerirem que reuniões da COP 30 poderiam ser levadas para Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo, devido à falta de estrutura em Belém.
A capital paraense enfrenta problemas de saneamento, recolhimento de lixo e falta de leitos de hotéis. A capacidade atual é de pouco mais de 10 mil leitos. Durante o evento, são esperada mais de 50 mil visitantes.
O Governo Federal nega o interesse em mudar a sede de reuniões da COP 30. “É compromisso desta gestão que a capital paraense sedie a conferência e disponha de infraestrutura e logística adequadas para receber o maior evento de discussão climática do mundo”, informou a secretaria social de comunicação da Presidência da República.
Em nota, o governo do Pará afirmou que a COP será realizada na capital Belém e que não há nenhum plano diferente disso. “União, estado e município trabalham em conjunto nos preparativos para o evento. O governo federal já viabilizou investimentos para as obras em Belém e trabalha em conjunto com o estado para que a cidade tenha leitos suficientes para os participantes da COP”, destacou o governo paraense.
O Governo do Pará destaca que a primeira conferência do clima na Amazônia será realizada em Belém em 2025 e não há nenhum plano diferente deste para a COP30.
União, estado e município trabalham em conjunto nos preparativos para o evento. O governo federal já viabilizou investimentos para as obras em Belém e trabalha em conjunto com o estado para que a cidade tenha leitos suficientes para os participantes da COP.
A COP30 vai trazer para o centro do debate a questão florestal e é uma oportunidade para o Brasil ser protagonista nas discussões mundiais sobre o meio ambiente e a sustentabilidade.
Na COP28, em Dubai, o governo federal confirmou na ONU a escolha de Belém como sede da COP30.
Compartilhe: