segunda-feira, setembro 16, 2024
InícioPolíticaLula contraria antecessores e tem apenas 2 estatais à venda

Lula contraria antecessores e tem apenas 2 estatais à venda

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva retirou quase todas as estatais do Plano Nacional de Desestatizações (PND) incluídas nas gestões de Jair Bolsonaro e Michel Temer. Apenas a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) ainda permanecem como possíveis candidatas à privatização.

Desde o retorno de Lula ao Palácio do Planalto, ao menos dez empresas públicas foram removidas ou estão em processo de exclusão da lista de privatizações. Entre elas, estão os Correios e Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Recentemente, o Porto de Santos e a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) também saíram da lista.

Situação da CTB e Trensurb

Trem da CBTU
Trem da CBTU | Foto: Divulgação/CBTU

A CBTU e a Trensurb ainda constam no plano, gerido pela Secretaria do PPI (Programa de Parcerias e Investimentos), da Casa Civil. A CBTU opera trens urbanos em quatro capitais do Nordeste: Recife, Natal, Maceió e João Pessoa. Já a Trensurb é responsável pelo metrô de Porto Alegre.

No entanto, não há decisão definitiva sobre a privatização dessas empresas. O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) conduz estudos para avaliar possíveis parcerias com a iniciativa privada. Somente depois dessa análise o governo tomará uma decisão.

As empresas e as considerações do governo Lula

rui costa
O ministro da Casa Civil, Rui Costa | Foto: Henrique Raynal/Casa Civil

Apesar do histórico de resistência às privatizações, o governo Lula considera a situação dessas duas empresas como atípica. Sob gestão estatal, os sistemas de metrôs estão defasados, com trens em estado precário e falta expansão na malha ferroviária em algumas áreas.

A CBTU e a Trensurb são deficitárias e dependem de repasses do Tesouro Nacional para operar. Em 2023, registraram prejuízos líquidos de R$ 44,8 milhões e R$ 220,2 milhões, respectivamente, sem capacidade de investimento.

Fontes ouvidas pelo Poder360 indicam que a privatização completa dessas estatais é improvável. O governo pode optar por vender ou conceder partes das empresas, como linhas individuais ou sistemas específicos em cidades.

Um exemplo é o metrô de Belo Horizonte, cuja operação foi estadualizada em 2022 e depois privatizada, pelo governo de Minas Gerais, sob Romeu Zema (Novo). O governo analise esse modelo, principalmente, para Pernambuco.

O Ministério da Casa Civil declarou ao site que a CBTU e a Trensurb continuam no PPI “uma vez que são estudadas alternativas de atração de investimentos para a modernização dos sistemas públicos de transporte de passageiros sobre trilhos operados por essas empresas”.

Via Revista Oeste

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui