sexta-feira, novembro 22, 2024
InícioEsporteLula comemora ouro de Beatriz Souza e exalta Bolsa Atleta; veja

Lula comemora ouro de Beatriz Souza e exalta Bolsa Atleta; veja

Durante discurso São Gonçalo do Amarante (CE), onde participava de sanções de projetos de lei, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comemorou a conquista da judoca Beatriz Souza, medalha de ouro em Paris 2024.

Já na reta final de seu discurso, Lula anunciou aos presentes que “a nossa companheira Beatriz Souza no judô acaba de ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada“.

Veja abaixo, a partir dos 1:31:55:

Na sequência, Lula fez questão de exaltar a importância do Bolsa Atleta, benefício dado a 80% dos atletas que representam o Time Brasil nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Leia abaixo o discurso de Lula sobre Beatriz Souza:

Nossa companheira Beatriz Souza do judô acaba de ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil na Olimpíada. É importante lembrar que 80% dos atletas que estão em Paris recebem uma coisa chamada Bolsa Atleta, que criamos no Brasil em 2004. Tem várias faixas salariais, mas todo mundo ganha. Fizemos isso porque quando o atleta fica famoso ele tem patrocínio, mas enquanto não é famoso as vezes ele não tem um tênis para andar, a menina não tem um lugar para jogar bola, para saltar, para dançar

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente da República

No começo da tarde desta sexta-feira (2), Beatriz Souza superou a israelense Raz Hershko e foi campeã na categoria +78kg do judô feminino.

Bia Souza mostrou agressividade logo no começo do combate e, com apenas 44 segundos, aplicou um o-soto-guruma para liderar com um waza-ari. Com 2 minutos e 43 segundos, ambas sofreram punição por falta de pegada, o shido. Com 3 minutos e 49 segundos, mais um shido para ambas, agora por falta de combatividade.

Antes de vencer a final, Beatriz Souza tinha vencido três lutas. Primeiro, derrotou a nicaraguense Izayana Marenco após ippon com poucos segundos. Depois, levou a melhor sobre a sul-coreana Kim Hayun em duelo eletrizante. Na sequência, foi algoz da francesa Romane Dick.

Foi a sétima medalha do Brasil em Paris. Duas delas tinham vindo com os também judocas Willian Lima, que ficou com a prata após perder a final para o japonês Hifumi Abe na categoria até 66kg; e Larissa Pimenta, que venceu a italiana Odette Giuffrida na categoria até 52kg para ficar com o bronze.

Outras duas vieram na ginástica: uma, com o time feminino, bronze na final por equipes; outra, com Rebeca Andrade, prata no individual geral feminino. A skatista Rayssa Leal, bronze no skate street feminino; e o marchador Caio Bonfim, ganhador da prata; também foram ao pódio.

Via CNN

MAIS DO AUTOR

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui