O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a eleição da nova presidente do México, a esquerdista Claudia Sheinbaum. Em uma postagem nas redes sociais, publicada nesta segunda-feira, 3, o chefe do Executivo brasileiro disse estar feliz “com a vitória de uma mulher progressista”.
“Somos as duas maiores economias da América Latina e podemos ter um maior fluxo entre os empresários de ambos os países”, escreveu Lula.
O presidente brasileiro também disse que pretende viajar ao México em breve, para “fortalecer as relações comerciais”.
Janja também comemora eleição da nova presidente do México
A primeira-dama, Janja, também comemorou a vitória de Claudia Sheinbaum. Ela disse que começou a semana com uma “ótima notícia”, porque o México elegeu “neste domingo sua primeira presidenta”.
Além disso, Janja disse que a experiência ambiental da nova presidente do México “pode impulsionar a transformação de seu país para o enfrentamento da crise climática”.
Quem é Claudia Sheinbaum, a nova presidente do México
Conhecida como la doctora (a doutora), Claudia Sheinbaum é uma física com doutorado em engenharia energética. Além disso, fez parte do painel de cientistas climáticas das Nações Unidas.
Claudia Sheinbaum venceu com cerca de 60% nas eleições presidenciais no México neste domingo, 2. Aos 61 anos, ela vai substituir Andrés Manuel López Obrador.
“Nossa obrigação é e sempre será cuidar de cada mexicano sem distinção”, disse Claudia Sheinbaum, em um discurso na manhã desta segunda-feira. “Embora muitos mexicanos não concordem totalmente com nosso projeto, teremos de caminhar em paz e harmonia para continuar construindo um México justo e mais próspero.”