O presidente Lula cometeu uma gafe durante seu discurso na cerimônia de sanção da Lei Geral do Turismo, realizada no Palácio do Planalto na tarde desta quarta-feira, 18. Errou o nome do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).
“Você disse uma coisa importante, presidente da Câmara ‘Fernando’ Lira, não adianta a gente fazer reservas em uma floresta qualquer e ficar só para os mosquitos e as cobras se enxergarem”, disse Lula, ao estabelecer a importância de se atrair turistas europeus para o Brasil.
“É preciso que a gente crie condições de que aquela reserva se torne uma área de visitação”, afirmou Lula. “Vamos atrair aquelas pessoas lá na Europa, no Ocidente, que dizem amar a Amazônia, para visitar o Brasil.”
O chefe do Executivo destacou a necessidade de ampliar o segmento no país, mas disse que ao abrir as portas da Amazônia, é importante criar condições para as visitações.
“Mas tem que ter uma picada, uma estradazinha, um carro elétrico ou um carro a etanol, não precisa ser carro a combustível fóssil. Afinal de contas, não podemos nos esquecer que somos o maior produtor de combustível alternativo do mundo”, analisou.
Lira garantiu a Lula votar matérias do turismo
Durante seu discurso na cerimônia desta quarta-feira, o presidente Arthur Lira garantiu a Lula que a Câmara dos Deputados vai se empenhar para pautar matérias que possam fomentar o setor do turismo no Brasil.
“Já tínhamos anunciado que íamos focar, neste resto de semestre, depois de uma luta vitoriosa na reforma tributária e na sua lei complementar, que íamos focar em três assuntos para terminar o ano”, afirmou.
Segundo Lira, a Câmara irá priorizar as pautas de “energia limpa e renovável, as matérias que faltam votar na Câmara dos Deputados e as que retornarão do Senado com as mudanças bem-vindas; segurança pública, que é um tema em debate em todas ruas e no país; e turismo, que entrou no foco principal de pautas por toda a capacidade de um Brasil continental, lindo, belo e esplendoroso”.
O presidente da Câmara chegou a dizer que é “vergonhoso” comparar, por exemplo, o turismo ao deserto em Dubai com os Lençóis Maranhenses (MA).
“Vamos construir um texto, com relatoria do deputado Hugo Gadelha, de parceria do Ministério do Meio Ambiente, Câmara e Congresso Nacional, vamos fazer todos os esforços para viabilizar que o turismo brasileiro ocupe um lugar de destaque mundialmente”, garantiu Lira.