O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) classificou nesta terça-feira (19) o ataque hacker sofrido pela primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, como “canalhice”. Na semana passada, ela teve seu perfil no X (antigo Twitter) invadido por um adolescente de 17 anos, que publicou uma série de mensagens com ofensas misóginas e de cunho pornográfico.
“Eu fico p*to com as pessoas que atacam ela na internet. Eu fico p*to porque eu nunca falei da mulher de um presidente, de um deputado, de um vereador. Então eu acho que é uma canalhice a pessoa fazer isso. As pessoas estão virando desumanas”, afirmou Lula durante o programa “Conversa com o Presidente”.
No decorrer da live semanal – que contou com a participação da primeira-dama -, Janja disse que vai processar a rede social pelo ataque hacker sofrido. Ela ainda criticou a demora de 1h30 para a plataforma do bilionário Elon Musk congelar seu perfil.
“Foi tão difícil que o Twitter congelasse a minha conta. Por 1h30, o seu Elon Musk ficou mais milionário com esse ataque. É essa a questão. A gente precisa não só da regularização das redes, mas a gente precisa discutir a monetização dessas redes sociais, porque não importa se é do bem ou do mal, eles ganhando dinheiro, está tudo bem”, declarou a primeira-dama.
O presidente ressaltou a necessidade apontada por Janja, citou as medidas tomadas pela União Europeia (UE) e pela China para regular as plataformas e falou que o mundo está “hiperpreconceituoso”.
“O mundo já era preconceituoso contra mulher, contra negro, contra pobre. Agora, com a internet, virou hiperpreconceituoso, porque as pessoas transformam o seu preconceito pessoal para milhares, milhões de pessoas. Como a gente trata isso sem censura é um desafio”, completou Lula.
Compartilhe: