O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará, na semana que vem, um pacote de medidas para reforçar a segurança pública no Rio de Janeiro.
As medidas ainda estão em discussão dentro do governo federal porque a responsabilidade sobre a segurança pública é do governo estadual.
Veja também — Cappelli: Endurecer pena não resolve Segurança Pública
Entre as ações estará a participação dos militares, mas ainda não há definição clara sobre isso, e a Defesa aguarda as ordens do presidente.
Marinha e Aeronáutica vão atuar na fiscalização do contrabando nos portos e aeroportos. O Exército não entrará no Rio de Janeiro, mas pode apertar o cerco nas fronteiras.
Além disso, o trabalho dos serviços de inteligência do governo federal será reforçado em conjunto com o estado via Polícia Federal.
O governo ainda discute a criação do Ministério da Segurança Pública, mas esse movimento depende da indicação de Flavio Dino para o Supremo Tribunal Federal.
Lula está preocupado com a queda de popularidade do governo e com as críticas da oposição, que vem colando na administração federal a conta pela crise de segurança no Rio de Janeiro e em outros estados do país.
Compartilhe: